top of page
  • Foto do escritorFabiana Lima

15 filmes que eu quero assistir em Cannes 2024

Atualizado: 5 de mai.

Com este ano, já fazem três anos que eu cubro o maior festival de cinema do mundo in loco, na França. O que começou de forma despretensiosa em 2022, acabou se transformando em um objetivo anual, um investimento e uma celebração, também, em nome do cinema e da minha (jovem) carreira na crítica cinematográfica.


Este ano, pela primeira vez, pretendo cobrir não apenas os principais filmes como me dedicar às atividades paralelas da crítica de cinema como realizar entrevistas e participar de mais coletivas de imprensa. Em breve, devo abrir o financiamento coletivo para aqueles que desejarem apoiar essa cobertura e fazer parte assim de um grupo exclusivo com lives diárias e muitos conteúdos, todos os dias de Festival.

Trouxe hoje os 15 filmes que estou mais animada para assistir, respeitando uma ordem não tão absoluta das minhas maiores expectativas:


15. Parthenope


Novo filme de Paolo Sorrentino com Gary Oldman como protagonista me deixou com grandes expectativas por amar a forma como o diretor remete ao cinema clássico italiano, seu realismo fantástico e temas que sempre misturam uma ideia de sagrado e profano. Amo “A Mão de Deus” e gosto de “A Grande Beleza”, também. Quero ver o que vem dele dessa vez.


14. The Apprentice


Ali Abbasi, diretor de “Holy Spider”, retorna ao Festival de Cannes dessa vez com um dos filmes possivelmente mais polêmicos do ano: uma cinebiografia do ex-presidente dos EUA, Donald Trump. Próximo ao período eleitoral do país e dado o histórico da figura, resta saber se este projeto pode funcionar ou não como propaganda eleitoreira.


13. Bird


Andrea Arnold é uma das grandes queridinhas de Cannes. Seus trabalhos anteriores como “Fish tank” e “American Honey” foram muito bem recebidos no Festival e seu curta-metragem WASP já ganhou até Oscar no início dos anos 2000. Agora é esperar se Bird vai sai de mãos vazias ou se segue o que parece ser uma tradição da diretora já.


12. The Balconettes


Noemie Mérlant, uma das protagonistas de “Retrato de Uma Jovem em Chamas”, tem seu segundo longa-metragem como uma das sessões da meia-noite em Cannes esse ano. O melhor é que o roteiro foi co-escrito por ninguém menos que Celine Sciamma. Ansiosa.


11. Oh Canada


Quem não conhece Paul Schrader pelos seus filmes enquanto diretor (Gigolô Americano, First Reformed, The Card Counter, Mishima, O Dono da Noite), certamente deve conhecê-lo pelos seus roteiros (Taxi Driver, Touro Indomavel). Eu particularmente são fã do trabalho do Schrader e mal posso esperar para esse filme que tem Jacob Elordi, Richard Gere e Uma Thurman no elenco.


10, C'est pas moi


O polêmico Leos Carax e seus filmes divisivos retorna à Cannes com uma autobiografia de forma descrita como “livre”. O diretor reavalia seus 40 anos de carreira em um média-metragem de 40 minutos. O filme está fora de competição, faz parte do rol de filmes que terão sua premiere no Festival.


9. Horizon: An American Saga


Também fora de competição, o filme de Kevin Costner (Dança Com Lobos), já causa burburinhos da crítica nas redes sociais desde a divulgação do seu teaser. O diretor/ator tem agregado muitos curiosos descrevendo o filme como um épico que será dividido em duas partes.


8. Anora


Um dos meus cineastas preferidos dos últimos anos retorna aos cinemas com um filme sobre uma garota de programa que vive entre NY e Las Vegas, Descrito como uma comédia dramática, o novo filme do diretor de Projeto Flórida e Tangerine já tem uma espectadora, eu!


7. The Girl With The Needle


Magnus Von Horn conta a história verídica de Dagmar Overbye, uma assassina de crianças em Copenhaga na década de 1910. O diretor me agrada desde que vi Sweat, seu filme sobre uma influenciadora que passa a ser perseguida. Me despertou curiosidade.


6. Baby


O filme do brasileiro Marcelo Caetano (Corpo Elétrico) será exibido em Cannes durante a Semana da Crítica. A sinopse: “Wellington, um jovem que acaba de ser liberado de uma instituição carcerária para menores de idade. Morando na rua, ele encontra Ronaldo, com quem desenvolve um caso de amor turbulento.” Já quero!


5. The Shrouds


Depois de Crimes do Futuro de 2022, David Cronenberg é outro cineasta que faz seu retorno à Croissette. O “The Shrouds”  também tem um SUPER elenco com Vincent Cassel, Diane Kruger, Guy Pearce... imagino que quanto mais conheço do Cronenberg mais eu quero ver. Esse não é diferente!


4. Furiosa


Um dos filmes mais aguardados de 2024 foi o primeiro anunciado em Cannes. Com Anya Taylor- Joy, “Furiosa” resgata a origem da personagem interpretada por Charlize Theron em Mad Max. O diretor George Miller afirmou que a ideia de fazer esse prequel esteve com ele há pelo menos uma década. Espero muito por um ótimo filme!


3. Kinds of Kindness


Yorgos Lanthimos e Emma Stone estão trabalhando bastante! Depois de Pobres Criaturas, a felicidade de ter mais um filme dessa parceria para assistir é muita! Além dela, temos  Willem Dafoe, Margaret Qualley, Joe Alwyn, Hong Chao, Jesse Plemons e até Hunter Schafer (que faz uma única cena). Já tô com a roupa de ir!


2. Motel Destino


O novo filme de Karim Ainouz (O Céu de Suely, Madame Satã, Vida Invisível) que pelo segundo ano consecutivo concorre à Palma de Ouro. Inteiramente gravado no Ceará, Motel Destino foi descrito como um suspense erótico e tem Fabio Assunção no elenco.


1. Megalopolis


A produção de mais de 100 milhões de dólares de Francis Ford Coppola é o seu maior filme nesse século. Descrito como um épico futurista, o filme tem boas histórias desde sua produção até recentemente quando depois de pronto foi classificado  como muito experimental para ser vendido. Vem aí mais um clássico? Aguardemos!


Chego na França dia 23 de abril para cobrir o Festival que se inicia dia 14 e vai até o dia 25 de maio. Ansiosa para viver mais uma ótima experiência e compartilhar tudo com vocês! Deixe seu comentário com o nome do filme você mais quer ver por aqui.


Para participar do grupo, basta preencher este formulário até o dia 7 de maio: https://t.co/WrEI7tehLw.


282 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page