top of page
  • Foto do escritorFabiana Lima

5 dicas de plataformas e canais para você explorar o Cinema além do mainstream

Muitas pessoas pensam que para assistir filmes clássicos ou fora do circuito, menos "mainstream" precisarão recorrer ao download, mas existem várias formas de acessar esses títulos na internet - inclusive de forma gratuita.


1. Cine Antiqua (canal no YouTube)

Foi no Cine Antiqua que em apenas um mês eu tive acesso a títulos maravilhosos como ao terror japonês Onibaba, o clássico dos faroestes No Tempo das Diligências de John Ford e ao M, O Vampiro de Dusseldorf, clássico do cinema alemão. O melhor? Todas as obras gratuitas e legendadas em português.



2. Espanto Noturno (canal no YouTube)

Quando eu começava a minha jornada pelos gialli italianos, o Espanto Noturno foi o canal responsável por me introduzir a filmes como Profondo Rosso do Dario Argento e ao incrível Seis Mulheres Para o Assassino no Mario Bava.


3. Cinema em Casa SESC Digital

Foi nesse site gratuito que o SESC mantém que eu consegui assistir Cidade dos Sonhos de David Lynch. Um filme essencial para minha compreensão sobre cinema foi disponibilizado por meses de forma gratuita e de fácil acesso nesse site e assim são vários outros títulos colocados por lá todo mês.

4. Itaú Cultural Play

Mais uma plataforma gratuita onde você vai encontrar filmes clássicos do cinema nacional e filmes que também estão fora do mainstream, difíceis de encontrar, geralmente vistos apenas em festivais espalhados pelo país. Eu amo que, vez ou outra, eles fazem Mostras online ou dedicam um mês a um cineasta ou um tema específico, sempre com muita relevância social. Para ficar por dentro do que está em cartaz, faça uma conta gratuita e fique recebendo a newsletter.


5. Filmicca

Embora esteja ganhando cada vez mais reconhecimento, a Filmicca ainda é uma plataforma que se restringe a um grupo pequeno de pessoas que a conhecem. No cátalogo, filmes como Jeanne Dielmann estão presentes sendo esta a ÚNICA plataforma com o título, escolhido recentemente pela revista Sight and Sound como melhor filme de todos os tempos.


Além desses, o site DownloadCult facilita muito a vida com vários títulos disponibilizados com link direto para download, sem propagandas e com legendas em português. A Mubi também tem títulos fora da caixinha para os exploradores do Cinema (link com 30 dias grátis) e, na HBO, se você fuçar o catálogo, vai encontrar títulos clássicos de musicais a filmes escondidos da filmografia de Hitchcock a Jacques Tourneur. Nunca foi tão fácil sair da caixinha e conhecer melhor o Cinema mundial e através dos tempos :)

2.084 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page